Sedentarismo é muito prejudicial a nossa saúde

A inatividade física é responsável por uma em cada dez mortes por doenças como problemas cardíacos, diabetes e câncer de mama e do cólon, diz o estudo. Os pesquisadores dizem que o problema é tão grave que deve ser tratado como uma pandemia.

Eles afirmam que a solução para o sedentarismo está em uma mudança generalizada de mentalidade, e sugerem a criação de campanhas para alertar o público dos riscos da inatividade, em vez de lembrá-lo somente dos benefícios da prática de esportes.

Os estragos feitos pelo sedentarismo e seu impacto na saúde pública são de tal porte que hoje ele é tratado como uma pandemia, ou seja, uma epidemia mundial. O estudo constatou que o sedentarismo diminui a expectativa de vida tanto quanto o tabagismo ou a obesidade, tamanho o mal que faz ao organismo. Ou seja, você pode não ser obeso e não ser fumante, mas se for sedentário está, apenas pelo sedentarismo em si, diminuindo sua expectativa de vida e minando a sua saúde. E mais: o estudo comprovou que o sedentarismo é o responsável por cerca de 10% das doenças não-transmissíveis como por exemplo câncer e problemas cardíacos.

23 benefícios dos chás para o organismo

Seja bebido quente ou frio, o consumo de chás traz vantagens incríveis para o corpo. Feitos à base de ingredientes naturais, como plantas, ervas e flores comestíveis, além de frutas e especiarias, essas bebidas são fontes de agentes antioxidantes poderosos, que protegem muito o organismo, prevenindo diversas doenças e enfermidades.

  1. Os chás contém antioxidantes
  2. Possuem menos cafeína que o café
  3. O chá ajuda a mantê-lo hidratado
  4. Tranquilidade
  5. Saúde cognitiva
  6. Os chás diminuem os níveis de hormônios do estresse
  7. Combatem a irritabilidade e outros problemas
  8. Saúde neurológica
  9. Os chás podem reduzir o risco de ataque cardíaco
  10. Saúde dos ossos
  11. O chá pode ajudar a reduzir o colesterol
  12. Podem ajudar a baixar a pressão arterial
  13. Ajudam na digestão
  14. Inibir a inflamação intestinal
  15. O chá pode reduzir dores no estômago
  16. Os chás fortalecem suas defesas imunológicas
  17. Protegem contra o câncer
  18. Pode ajudar a prevenir a artrite
  19. Ajuda a combater a infecção
  20. Podem reduzir o risco de doença de parkinson
  21. Podem prevenir a intoxicação alimentar
  22. O chá pode ajudar a prevenir a diabetes

Conhecem mais algum benefício?

Como os maus hábitos destroem nossa vida

Olá pessoal.

Achei bem interessante o vídeo abaixo que retrata como alguns hábitos destroem nossa saúde e qualidade de vida: Cigarro, má alimentação e falta de atividades físicas.

Gostaram?

Como ter uma alimentação saudável

Uma alimentação saudável proporciona qualidade de vida, pois faz nosso corpo funcionar adequadamente respondendo a todas as funções e é uma das melhores formas de prevenção para qualquer doença. Talvez você já esteja cansado de ouvir a frase "você é o que você come", porém, não é mais do que a pura verdade. Até o estresse, a ansiedade e o humor se alteram de acordo com o que você ingere. Com uma alimentação saudável, você também pode manter uma pressão equilibrada e previnir sintomas de menstruação, como a TPM!

Entendendo a alimentação saudável

A alimentação saudável é definida como aquela que abraça todas as exigências do corpo humano, ainda mais quando feita com regularidade e atenção, desde o momento do preparo das refeições, nas atividades doméstica, um ponto importante também é: planeje compras.

Não somente sendo a fonte de nutrientes, a alimentação também envolve os aspectos sociais, culturais, sensoriais e afetivos – por isso, não apenas nos alimentos para suprir nossas necessidades orgânicas, mas também como fonte de prazer e de identidade cultural e familiar. Lembre-se também do meio ambiente e sobre os locais que servem o que você está comprando.

  1. Não use temperos prontos em saladas. Prefira limão, azeite, vinagre e sal.
  2. Prefira os alimentos integrais como: arroz, macarrão, pães e massas. São mais saudáveis e além disso, ricos em fibras benéficas para o intestino.
  3. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas. Além de calóricas elas não são benéficas à saúde.
  4. Salsicha, linguiça, presunto, mortadela e salame, chamados de alimentos embutidos, devem ser evitados. Eles são ricos em sódio, conservantes e gordura.
  5. Prefira os queijos branco ou de búfala. Quanto mais amarelinho é o queijo, mais gordura ele tem.
  6. Substitua o açúcar por adoçante, em todas a bebidas. Opte pelo adoçante tipo sucralose ou stevia. Eles são naturais e não deixam sabor amargo nem residual na boca. Experimente!
  7. Manteiga, creme de leite, chantilly, alimentos com massa folheada são ricos em gorduras saturadas. Evite-os pois seu consumo pode aumentar o níveis de colesterol no sangue.
E você, tem algumas dicas para compartilhar?

Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho

Você sabe o que é SIPAT?

SIPAT significa Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho, esse evento oferece aos colaboradores de todas as empresas, muitos benefícios, pois conscientiza sobre os perigos no ambiente de trabalho, através da realização de palestras, sorteios, demonstrações, dinâmicas, gincanas e teatro.

Na empresa em que eu trabalho estamos tendo a SIPAT nesta semana e achei bem interessante as palestras que estamos tendo aqui. Confesso que é minha primeira experiência com este tipo de evento e estou adorando, pois há diversas informações novas e atualizadas.

Benefícios da SIPAT

A SIPAT traz muitos benefícios para os trabalhadores, entre os quais estão: conscientiza os trabalhadores dos riscos no ambiente de trabalho e como evitá-los, ensina o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individuais, EPIs, proporciona ensinamentos em relação a postura correta no ambiente de trabalho para evitar as doenças ocupacionais, deixam claras para todos os trabalhadores as consequências de beber, fumar e usar outras drogas dentro e fora do trabalho, auxilia no planejamento familiar, transmite conhecimentos sobre as doenças sexualmente transmissíveis, ensina como evitar incêndios e muito mais.

Vocês já tiveram alguma SIPAT na empresa de vocês? Como foi?

Fonte das informações técnicas: http://www.gavetadecima.com/o-que-e-sipat-e-quais-seus-beneficios/

Dicas para conquistar a tão sonhada qualidade de vida

Nesses dias tão cansativos, estressantes e que nos fazem pensar em que rumo estamos indo (rs) você chegou a refletir como anda sua sua qualidade de vida? É isto mesmo! Uma reflexão sobre sua vida de uma forma geral!

O que você tem feito a respeito de sua saúde, bem estar, sua família? Já pensou ou ainda segue o mantra "Deixa a vida me levar"?

Conquistar a qualidade de vida engloba todos os aspectos da nossa vida, por isso é necessário fazermos esta análise.

Estamos vivendo numa sociedade cada vez mais doente e estas doenças estão diretamente ligadas ao nosso estilo de vida. Hipertensão, diabetes e até câncer são mais comuns do que você pensa.

Os hábitos mais destrutivos para nossa saúde e qualidade de vida são: Falta de atividade física, abuso de álcool e cigarro e má alimentação.

Após fazer uma reflexão sobre o que você está fazendo com sua vida, veja estas dicas simples para que você consiga mudar seus hábitos e conquistar a tão sonhada qualidade de vida.

Melhore a qualidade de seu sono

Como estão suas noites? Você sabia que não dormir bem ou dormir pouco pode prejudicar seu metabolismo, fazendo com que você aumente a possibilidade de desenvolver doenças relacionadas ao coração e diabetes? Antes de dormir evite de toda forma tomar cafeína ou fazer refeições pesadas.

Você precisa começar a se movimentar

Praticar exercícios físicos além de ajudar a manter seu corpo em boa forma, também irá lhe auxiliar a manter o equilíbrio aliviando sintomas de tensão e o também o estresse, grande vilão de nossa sociedade.

Você é o que você come

Você já verificou a qualidade e a quantidade dos alimentos que você está comendo diariamente? Alimentos mais naturais e em maior parte no dia a dia só farão com que seu organismo trabalhe melhor e te proporcione mais saúde. Evite frituras e doces e aumente o consumo de frutas, verduras e alimentos integrais.

Você precisa de pausas

Fazer atividades que lhe deem prazer é uma excelente forma de manter uma vida mais equilibrada. Aprenda coisas novas que lhe tragam sorriso no rosto, pois isto, além de melhorar sem bem estar, também libera hormônios do prazer.

Água sempre

Nosso organismo precisa de pelo menos 2 litros de água todos os dias para funcionar bem. Portanto, tenha o hábito de andar com uma garrafinha para se manter hidratada.

Estas são dicas para que você consiga mudar o rumo de sua vida!